domingo, 24 de maio de 2009

Falece em Roma Mons. Mario Marini, Secretário da Pontifícia Comissão "Ecclesia Dei"


Segundo nos informa Rorate Caeli, Mons. Mario Marini, ou melhor dizendo, Padre Mario Marini, como gostava de ser chamado, um verdadeiro amigo e incentivador do Rito Gregoriano e dos sacerdotes ligados a ele, morreu esta manhã em Roma.

Mons. Marini, originalmente da Arquidiocese de Ravenna-Cervia, era, até Março de 2007, Subsecretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. Tinha anteriormente trabalhado na Secretaria de Estado e foi Chefe de Gabinete da Congregação para o Clero. Era também cônego do cabido da Basílica de São Pedro no Vaticano.


Eis algumas palavras do Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga sobre Mons. Mario Marini, publicadas em 30 Giorni alguns anos atrás:

Amigo do México e da América Latina

Na qualidade de presidente do Celam, fico particularmente satisfeito em poder publicar estas cordiais conversações espirituais que introduzem à "glória de Deus" — tema destes exercícios —, vindos de um amigo do México e da América Latina. Monsenhor Mario Marini, nascido em Cervia em 13 de setembro de 1936, formou-se em Engenharia Civil na Universidade de Bolonha, depois foi chamado ao sacerdócio indo estudar em Roma, no tempo do concílio fez amizades com muitos estudantes do Pontifício Colégio Pio Latino-Americano. A Providência levou-o ao norte do México, onde prestou serviços como missionário por dois anos: assim foi "conquistado" por um povo que é amado de modo particular pela presença e pela companhia da Virgem de Guadalupe, evangelizado por uma extraordinária quantidade de missionários, fiel a uma tradição católica sofrida com a perseguição e o martírio, berço do florescimento de muitas fundações carismáticas (como a dos próprios "Cruzados de Cristo Rey"). Durante o seu serviço posterior na Secretaria de Estado e depois como chefe de departamento na Congregação para o Clero e atualmente como subsecretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, monsenhor Marini sempre teve uma apaixonada atenção e solicitude pastoral não apenas para com a sua Igreja de adoção, mas também para com toda a Igreja da América Latina. Aquele que é um bom servidor do Papa tem consciência do fato de que no "continente da esperança", onde vive a metade dos católicos de todo o planeta, estão em jogo questões decisivas para a existência das suas populações — para a sua evangelização e crescimento humano — assim como para toda a Igreja Universal no terceiro milênio cristão que está para começar.


Descance em Paz!