QUEM NÓS SOMOS?


Novo Movimento Litúrgico Beneditiano


Somos simplesmente católicos que com  e sob o sucessor de Pedro o Papa Francisco e em comunhão com todos os que estão em comunhão com o ele  nos esforçamos para fazer parte e para contribuir com o crescimento de um Novo Movimento Litúrgico que vem surgindo em nossos tempos, o qual tem como finalidade a redescoberta e a vivência do verdadeiro espírito da liturgia e do sentido de Igreja.
 
Queremos também dar continuidade ao esforço do Romano Pontífce emérito Bento XVI em todo o seu empenho para a recuperação da identidade católica, auxiliar à aplicação do Motu Proprio Summorum Pontificum por ele emanado sobre o uso do Rito Gregoriano ou Forma Extraordinária do Rito Romano e ser um instrumento para a compreensão e difusão de todas as suas iniciativas no campo da liturgia, as quais tem contribuido para o desenvolvimento  do Novo Movimento Litúrgico.  

Mas um Novo Movimento Litúrgico seria realmente necessário em nossos dias? Em que consiste tal Movimento? Encontramos a resposta a estas perguntas no prefácio feito pelo Santo Padre o Papa emérito a um livro do grande liturgista alemão Klaus Gamber:

“Um jovem sacerdote disse-me recentemente: "Hoje precisamos de um novo movimento litúrgico". Era a expressão de um desejo que, nos nossos dias, só espíritos voluntariamente superficiais poderiam descartar. Para aquele sacerdote, o importante não era a conquista de liberdades novas e audaciosas: nós já não tomamos todas essas liberdades? Ele entendeu que nós precisamos de um novo começo, que nasça no íntimo da liturgia, como queria o movimento litúrgico quando estava no apogeu de sua verdadeira natureza e não se preocupava em fabricar textos, inventar gestos e formas, mas em redescobrir o centro vivo, penetrar no tecido propriamente dito da liturgia, para que a sua realização nascesse da substância da liturgia. (...) Não podemos "fabricar" um movimento litúrgico desse tipo - como não podemos "fabricar" nada vivo - mas podemos contribuir para o seu desenvolvimento, esforçando-nos para assimilar novamente o espírito da liturgia e defendendo publicamente o que recebemos".

Mas por que Beneditiano? O que quer dizer Beneditiano?

Aos poucos, estão ganhando força e espaço os “beneditianos”. Este termo, de novo e feliz cunho, indica aquelas pessoas que desejam  fazer conhecido o fecundo Magistério litúrgico do Papa emérito Bento XVI, o qual mesmo após a sua renúncia  e  a eleição do novo Pontífice o Papa Francisco continua fazendo parte do Magistério da Igreja.

São ideias conhecidas, porque o então Card. Ratzinger as tinha expresso em diversas entrevistas, em várias publicações, sobre tudo naquele saboroso livro com o título “Introdução ao espírito da Liturgia”.
 
O Card. Ratzinger se tornou Bento XVI; o ilustre e refinado teólogo, o diligente Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, se tornou o Vigário de Cristo na terra, o Pastor de todo o rebanho.

Aquelas que poderiam ser consideradas, e que tantos com um pouco de auto-suficiência orgulhosa consideravam, opiniões abalizadas, mas privadas, se tornaram indicações para todos os fiéis católicos visto que o Magistério de Bento XVI será para sempre parte do Magistério da Igreja