quarta-feira, 4 de maio de 2011

Na audiência geral, Bento XVI inicia novo ciclo de catequeses dedicado à oração cristã.

 
 
“Rezar é falar com Deus” – recordou-o neste quarta-feira Bento XVI, na audiência geral , dando início a uma nova série de catequeses dedicada ao tema da oração, “especificamente da oração cristã, isto é, a que nos ensinou Jesus e que continua a ensinar a Igreja”. “De facto – sublinhou – é em Jesus que o homem se torna capaz de se aproximar de Deus com a profundidade e a intimidade da relação de paternidade e de filiação. Juntamente com os primeiros discípulos, dirijamo-nos pois ao Mestre, pedindo-lhe: ‘Senhor, ensina-nos a rezar’.”

O Papa indicou que a sua abordagem do tema da oração se apoiará na Sagrada Escritura, na grande Tradição dos Padres da Igreja, dos Mestres de espiritualidade e da Liturgia. Será como que uma “Escola de Oração”, para “aprender a viver ainda mais intensamente a nossa relação com o Senhor” - prometeu. Isto porque rezar é uma “arte” que carece de iniciação e aprendizagem…

“Há que aprender a rezar, como que adquirindo sempre de novo esta arte; mesmo aqueles que estão muito avançados na vida espiritual sentem sempre a necessidade de frequentar a escola de Jesus para aprenderem a rezar com autenticidade.

Os Evangelhos descrevem-nos Jesus em diálogo íntimo e constante com o Pai: é uma comunhão profunda daquele que veio ao mundo não para fazer a sua vontade, mas a do Pai que o enviou para a salvação do mundo.”

A catequese desta quarta-feira constituiu uma introdução ao tema, em que o Papa expôs “alguns exemplos de oração presentes nas antigas culturas, para sublinhar como, praticamente sempre e por toda a parte as pessoas se dirigiram a Deus”.

“Nos exemplos de orações das diferentes épocas e civilizações emerge a consciência que o ser humano tem da sua condição de criatura e da sua dependência de um Outro que lhe é superior e que é fonte de todo o bem. O homem de todos os tempos reza porque não pode deixar de se perguntar qual é o sentido da sua existência, que permanece obscuro se não for posto em relação com o mistério de Deus e do seu projecto sobre o mundo”.

Como sempre o Santo Padre propôs em português um resumo desta sua catequese, completado com uma saudação aos peregrinos dos países lusófonos:

"Queridos irmãos e irmãs,

Nas próximas catequeses, como se fossem uma «Escola da Oração», queremos aprender a viver mais intensamente o nosso relacionamento com o Senhor, abordando a realidade da oração na Sagrada Escritura, nos Padres da Igreja, nos mestres de espiritualidade e liturgia. De facto, até as pessoas mais adiantadas na vida espiritual sentem necessidade incessante de voltar à escola de Jesus. Na verdade, é em Jesus que o ser humano se torna capaz de abeirar-se de Deus com a profundidade e a intimidade próprias duma relação entre pai e filho. Nesta relação, encontra a sua forma perfeita e definitiva o desejo de Deus inscrito no coração de cada homem e mulher. Dão testemunho deste desejo universal as variadas orações presentes nas antigas culturas do Egipto, Mesopotâmia Grécia e Roma. Nestes exemplos de oração, ressalta a consciência que o ser humano tem da sua condição de criatura e da sua dependência de Outrem que está acima dele e é a fonte de todo o seu bem.

Uma cordial saudação para todos os peregrinos de língua portuguesa, com menção particular dos fiéis de Salto de Pirapora e as Irmãs Franciscanas Catequistas do Brasil e do grupo «Ajuda à Igreja que sofre» de Portugal, que aqui vieram movidos pelo desejo de afirmar e consolidar a sua fé e adesão a Cristo: o Senhor vos encha de alegria e o seu Espírito ilumine as decisões da vossa vida para realizardes fielmente o projecto de Deus a vosso respeito. Acompanha-vos a minha oração e Bênção."

Fonte: Radio Vaticano