segunda-feira, 15 de março de 2010

ENCONTRO SACERDOTAL SOBRE MOTU PROPRIO “SUMMORUM PONTIFICUM” CONTA COM O APOIO DA PONTIFÍCIA COMISSÃO "ECCLESIA DEI”



Dom Fernando Guimarães enviou a seguinte carta aos Exmos. Bispos Diocesanos em cujas Dioceses acontecem celebrações de Santas Missas segundo a Forma Extraordinária do Rito Romano:

Prot. N. xxxx∕10

Garanhuns, 10 de março de 2010

Caríssimo Irmão Dom NN.,

Alguns sacerdotes que, em comunhão com os próprios Ordinários diocesanos, acompanham grupos ligados à Forma Extraordinária do Rito Romano, pediram-me um encontro de formação, cientes de que, em Roma, trabalhei também com a Pontifícia Comissão Ecclesia Dei nesta área. Aceitei de bom grado, com o desejo de fortalecer sempre mais – como é o desejo do Santo Padre Bento XVI – os laços eclesiais daqueles que se sentem ligados à forma anterior da Liturgia Romana.

De comum acordo com nosso Irmão Dom Fernando Rifan, Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, de Campos, e referencial no Brasil para a Forma Extraordinária do Rito Romano, preparei um encontro informal para os dias 17 a 19 de junho próximos, aqui em Garanhuns. O encontro conta também com o apoio da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei. Envio-lhe em anexo o programa.

Segundo informações que me foram transmitidas, em sua (Arqui)diocese, os Padres NN. (Paróquias N. e N.) celebram na Forma Extraordinária, com o apoio do seu Bispo. Caso V.Excia. esteja de acordo, eles poderiam participar de nosso encontro.

Com a expressão da minha cordial estima, desejo-lhe uma santa e feliz Páscoa.

Em Cristo e Maria, seu

+ Fernando Guimarães
Bispo Diocesano de Garanhuns



P.S. Recordando, porém, que segundo determinação de Dom Fernando Guimarães a prévia autorização escrita para os que vão participar do encontro deve ser do próprio Ordinário (o bispo para os padres diocesanos ou o superior religioso competente para os religiosos)