terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sal e Luz: Um relato sobre o Encontro de Belém


Amigos,

O Encontro sobre Liturgia e Missa Antiga, realizado em Belém na última semana foi uma benção de Deus. Tudo ocorreu em perfeita ordem e harmonia. Nos próximos posts estaremos publicando fotos e vídeos do encontro, antes porém farei um perqueno resumo desta abençoada semana que ficará para sempre guardada na história da Igreja Católica do Brasil, pois após mais de 40 anos, tivemos um arcebispo metropolitano celebrando uma missa Pontifical no rito Extraordinário em nosso País.

Viva o Papa Bento XVI!

Viva Dom Alberto Taveira!

Estiveram presentes neste encontro, além dos membros de nosso grupo, muitos amigos da Igreja local, padres, seminaristas, membros da fraternidade O Caminho e as seguintes pessoas de fora de Belém:

- Padre Almir de Andrade, membro da Fraternidade São Pedro e membro da Comissão Ecclesia Dei do Vaticano – Roma.

- Padre Navaz, Superior do Instituto Bom Pastor na América Latina e que tem sua sede no Chile.

- Padre Julien, membro do Instituto Bom Pastor em Bordeaux, França.

- Seminaristas Edivaldo Oliveira, Rafael Scolaro, Mauro Rocha, Pedro Zucchi, José Luiz Zucchi, Daniel Pinheiro, Pedro Gubitoso, Luis Pascoto, Tomás Parra.

Na segunda feira tivemos a Santa Missa celebrada no Seminário São Gaspar, local onde ficaram hospedados os seminaristas, depois disso tivemos também uma reunião de apresentação de todos os participantes além da entrevista de Padre Almir no Programa Argumento da TV RBA de Belém, afiliada da Rede Bandeirantes (este vídeo na está disponível no blog).

Logo neste primeiro dia Padre Almir abordou durante sua apresentação a importancia deste encontro e contou sua experiencia de extase em admiração de beleza em cada celebração que faz da missa antiga. Contou também um pouco sobre seu trabalho na cúria.

Na terça feira fomos todos visitar Dom Alberto Taveira e também a Fundação Nazaré de Comunicação, que funciona no mesmo prédio da cúria.

Dom Alberto foi muito solicito e simpático, falou sobre a missa, tirou algumas duvidas e confirmou os horários. Saimos de lá todos muito satisfeitos com as palavras de apoio de nosso Arcebispo.

Como esta visita se estendeu por toda a manhã, aos sair fomos para o almoço e em seguida o grupo foi visitar o Museu Paraense de Arte Sacra que fica na antiga Igreja de Santo Alexandre, próximo a catedral da Sé, e outros museus que ficam no mesmo bairro, além das Igrejas de São João e da propria Catedral da Sé.

A noite de terça feira foi reservada para estudos em palestra de Padre Almir sobre Liturgia, tendo terminado o dia quase a meia noite daquele dia, fato que se repetiu quase todos os dias da semana para alegria de todos, pois cada minuto era aproveitado em cada segundo.

Na quarta feira, após as orações da manhã, o grupo fez um belo passeio de barco pela frente da cidade, nos rios da Amazônia, programa que tomou toda a manhã. O almoço foi oferecido pelo pároco da paróquia de São Pedro e São Paulo, Padre Ederaldo.

Depois da missa diária na Capela do Colégio Gentil, fomos todos para o auditório da Cúria, onde Padre Almir fez uma belissima conferência sobre a liturgia catolica e a missa antiga. O Auditório ficou cheio com a presença de muitos padres e seminaristas tendo havido depois da conferência um espaço para debates muito bem aproveitado.

Na quinta feira foi a vez da visita a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, e em seguinda o inicio dos ensaios para a missa pontifical na capela do colégio Gentil Bittencourt. O almoço neste dia foi oferecido pelo Padre Ronaldo Menezes, pároco da Paróquia da Santissima Trindade. A tarde, tivemos mais ensaios para coroinhas e a noite a palestra foi sobre espiritualidade proferidade pelo Seminarista Daniel Pinheiro.

Sexta-Feira continuaram os ensaios para a Pontifical, porém o almoço do dia foi oferecido pelo Cura da Sé, Padre Gonçalo. Neste Dia tivemos uma belissima oração das completas feitas pelos seminaristas do IBP e Padre Almir. Coisa de emocionar qualquer pessoa. A missa do dia foi celebrada no Seminário São Gaspar e a noite a palestra de estudo foi apresentada pelo Professor Alberto Zucchi e pelo Seminarista Edivaldo Oliveira que falou sobre Nossa Senhora. Neste dia, que terminou além da meia noite, fomos dormir ansiosos pela missa pontifical do dia seguinte.

No Sábado tivemos a missa pontifical as nove horas da manhã. Muita gente se emocionou, pois a cerimonia foi belissima. A capela estava cheia de gente. Dom Alberto chegou com meia hora de antecedencia e em cortejo foi para sacristia paramentar-se. A cerimonia vocês poderão acompanhar no vídeo que daqui a pouco postaremos.

A noite de sábado foi dedicada para estudos com a a palestra do seminarista Luis Pascoto, que brilhantemente discorreu sobre meditação. Pscoto falou como um doutor, pois foi firme, seguro e encantador. O dia, que havia sido como um sonho, foi coroado com esta palestra!

No Domingo, tivemos várias missas durante a manhã. Celebraram neste dia Padre Navas, Padre Julien e Padre Almir. Todos pela manhã pois haveriam de viajam logo depois do almoço. Em seguida almoçamos em minha casa celebrando com alegria uma semana de vitórias para a missa de sempre.

A Tarde, todos viajaram. Ficou a saudade de uma semana intensa de amizade, estudo e oração.

Fonte: Sal e Luz