quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nomeado pelo Santo Padre novo bispo da diocese de Campos dos Goytacazes

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz foi nomeado novo bispo da diocese de Campos do Goytacazes, circunscrição eclesiástica que coexiste no mesmo território com a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, e é para o Santo Padre motivo de alegria pelo exemplo de boa convivência  entre as duas formas do único Rito Romano. Eis algumas informações fornecidas pelo blog  Oblatus  sobre Dom Roberto:



O novo bispo de Campos é filho de Roberto Angel Ferrería e Glória Paz de Ferrería, nasceu em Montevidéu (Uruguai), em 05 de junho de 1953 (58 anos). Há muitos anos é cidadão brasileiro.

Cursou os estudos de filosofia no Seminário Maior de Porto Alegre (RS) e os de Teologia (1º ano) no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS) e, depois, no Instituto Teológico da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, RJ. Fez uma especialização em História, na Universidade de Montevidéu, Uruguai e Mestrado em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro. Além disso, fez especializações em Notariado Eclesiástico, Direito Matrimonial Católico, aperfeiçoamento para juízes e funcionários de Tribunais Eclesiásticos, Bioética, Ética em Pesquisa, Espiritualidade, Bioética e Tradições Religiosas.

Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu a 16 de dezembro de 1989, incardinando-se na Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Foi vigário paroquial da Paróquia São Luís Gonzaga, em Porto Alegre (1990-1991); Professor de Direito Canônico na Pontifícia Universidade Católica e no Seminário Maior de Viamão (1990-1996); Juiz do Tribunal Eclesiástico (1990-2006); pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Porto Alegre (1992-2007); Membro Conselheiro do Serviço Interconfessional de Aconselhamento (SICA); Diretor Espiritual Regional do “Encontro de Casais com Cristo - ECC”, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina (1995 a 2007); Coordenador Pastoral do Vicariato da Cultura; Vigário Judicial do Tribunal Interdiocesano Regional de 2ª Instância (2006-2007); Responsável pelo Setor do Ecumenismo e do Diálogo Interreligioso; Presidente da Comissão Arquidiocesana para as Comunicações Sociais; Supervisor Teológico do Jornal “Novo Milênio” e Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Porto Alegre; delegado arquidiocesano na Comissão Regional de Ecumenismo, coordenador de Pastoral da Área Petrópolis.

Foi ainda assistente eclesiástico da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa; Membro fundador do Movimento de Profissionais Católicos, da Associação de Juristas Católicos, do Grupo de Diálogo interreligioso em Porto Alegre e membro da Associação Brasileira de Canonistas; Secretário do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Cardiologia de Porto Alegre.

Nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói com a sede titular de Accia, em 19 de dezembro de 2007, foi ordenado Bispo na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, no dia 22 de fevereiro de 2008, por Dom Frei Alano Maria Pena OP, e apresentado na Arquidiocese de Niterói no dia 03 de março de 2008.

Dom Roberto Gomes Guimarães governará a Diocese na condição de Administrador Apostólico até a tomada de posse do novo Bispo.

Fonte: Oblatus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...