terça-feira, 20 de novembro de 2012

Bento XVI: O parto virginal de Maria e a real ressurreição de Jesus do sepulcro são pedras de toque para a fé



(ASCA) - Cidade do Vaticano, 20 de novembro

O parto virginal de Maria “ é uma realidade histórica, um evento histórico real, ou uma lenda piedosa que, à sua maneira, quer expressar e interpretar o mistério de Jesus?''.

O Papa Bento XVI se pergunta na terceira parte de seu livro sobre Jesus, dedicado à infância, apresentada hoje no Vaticano. ''É verdade o que dizemos no Credo” - continua o pontífice após ter examinado, e descartado, as possíveis analogias com os mitos e tradições da antiguidade - : “Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nasceu de Maria Virgem? A resposta sem reservas é sim”.

'' Naturalmente - acrescenta, associando a discussão sobre o nascimento de Jesus àquela sobre a sua ressurreição após a morte - não se pode atribuir a Deus coisas insensatas ou não razoáveis ou incompatíveis com a sua criação. Mas aqui não se trata de algo irracional e contraditório, mas sim de algo positivo: o poder criador de Deus que abraça todo o ser.

Por isso estes dois pontos - o parto virginal e a real ressurreição do sepulcro - são pedras de toque para a fé. Se Deus não tem também poder sobre a matéria, então ele não é Deus. Mas ele tem esse poder, e com a concepção e a ressurreição de Jesus Cristo inaugurou uma nova criação ''.