sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ordenação na forma extraordinária na diocese de Toulon

S. Exc. Dom Dominique Rey, Bispo de Fréjus-Toulon, ordenou sacerdote a Jean Christophe Pelegri segundo a forma extraordinária do rito romano.

A celebração foi realizada domingo, 23 de outubro de 2011, na Catedral de Toulon de dedicada a Santa Maria.

A notícia é particularmente interessante, tendo em vista o fato de que, como se recordam, a Instrução Universae Ecclesiae sobre a aplicação do Motu Proprio Summorum Pontificum, não prevê a possibilidade de usar os livros litúrgicos tradicionais para ordenações  do clero diocesano (artigo 31: Somente aos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica que dependem da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, e àqueles nos quais se conserva o uso dos livros litúrgicos da forma extraordinária, se permite o uso do Pontifical Romano de 1962 para o conferimento das ordens menores e maiores).

Porém, sendo esta uma ordenação da diocese, o benemérito bispo de Toulon evidentimente pediu e obteve um indulto especial da Santa Sé. Deste modo abriu-se o caminho para uma práxis aplicativa contra legem que faz justiça a proibição trazida pela Universae Ecclesiae. Assim define-se um claro precedente para outros bispos que querem seguir o exemplo.









MiL