segunda-feira, 21 de junho de 2010

O testemunho da participação de um jovem sacerdote no desenvolvimento do Novo Movimento Litúrgico no Brasil


I Encontro Sacerdotal sobre o Motu Proprio
“Summorum Pontificum”
de S.S. o Papa Bento XVI
“Um grande Dom Espiritual e Litúrgico para toda a Igreja”

17, 18 e 19 de Junho de 2010
Garanhuns - PE



Queridos amigos e irmãos em Cristo Jesus,

Quero partilhar a todos a imensa alegria que trago no coração pela participação no I Encontro Sacerdotal Summorum Pontificum. Este relato não pretende ser uma crônica do encontro (que oportunamente virá a lume pelos organizadores do Encontro).
Soube, pela internet, que se realizaria em Garanhuns/PE nos dias 17, 18 e 19 de Junho um encontro destinado aos sacerdotes sobre o Motu Proprio Summorum Pontificum (pelo qual o Santo Padre Bento XVI autorizou a celebração da Santa Missa chamada de “São Pio V” a todos os sacerdotes). Senti que deveria estar presente nesse evento... Mas por pouco não pude comparecer. Certas coisas acontecem e só são compreendidas numa visão mística... Enfim, coloquei nas mãos de Deus esta causa e com o auxílio de Sua Graça pude estar em Garanhuns.
Para fazer a viagem contei com a ajuda de vários amigos e paroquianos que cederam tempo e influências para que pudesse comprar a passagem de avião bem como da locomoção de Sorocaba até São Paulo. Só posso rezar e suplicar a Deus que recompense tamanha generosidade.

A Viagem
Contanto todo o tempo de Sorocaba a Garanhuns, a prudência de sair mais cedo e não enfrentar o trânsito caótico da Capital, as esperas entre um transporte e outro, gastei 14 horas de viagem!
Foi um tempo que dediquei à oração e à meditação. Refleti muito sobre o que temos feito pela Santa Igreja, como temos colaborado com o Santo Padre para a Reforma da Reforma, como temos ajudado as pessoas a se encontrarem com o Senhor no mistério da Santa Missa.
Carro, avião, metrô e ônibus... Breviário, meditação, terço e novas amizades. Quanta graça Deus dispensa sobre seus filhos! Obrigado, Senhor, por todos os benefícios que tendes concedido a esta pobre alma!

O Encontro
Cheguei às 19:30 no Seminário São José. Estava confiante de participar da missa de abertura do Encontro, mas houve uma alteração e a Santa missa foi celebrada às 18h. Jantamos e em seguida tivemos uma apresentação do encontro (objetivos, cronograma, questões práticas sobre o local, etc) e dos participantes (aproximadamente 30 sacerdotes de diversas regiões do nosso imenso Brasil.
Contamos com a presença de Dom Fernando Guimarães – Bispo de Garanhuns/PE, Dom Fernando Arêas Rifan – Administrador Apostólico da Administração Apostólica São João Maria Vianney – Campos/RJ, e Dom Adalberto Paulo da Silva – Bispo Auxiliar Emérito de Fortaleza/CE. Numa outra oportunidade escreverei sobre as palestras, basta por enquanto afirmar que foram muito edificantes e esclarecedoras.

A Missa Pontifical
Na sexta-feira (18/06) foi celebrada a Santa Missa Pontifical na Catedral de Santo Antonio (Garanhuns). Ainda não consigo descrever o que vi... A impressão que tive é que de algum modo eu já não mais estava ali. Um turbilhão de imagens e pensamentos invadiu minha mente e meu coração. Tudo o que tinha lido, sobretudo nos antigos manuais de religião de minha mãe, tudo o que havia entendido a respeito da Santa Missa estava acontecendo ali, diante de meus olhos. E tudo o que já havia ensinado a respeito da Santíssima Eucaristia, contemplava nas antigas cerimônias da Santa Missa.
A Encarnação, a Paixão-Morte-Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo ali, diante de nossos olhos! O Canto Gregoriano, o incenso, as velas, os gestos, as vestes, o silêncio... harmoniosamente falavam do Céu, apontavam para o Céu e traziam o Céu para perto de nós.

A Carta ao Santo Padre
Ao final do encontro, uma Carta ao Santo Padre foi redigida para expressar nosso amor filial ao Romano Pontífice, nosso desejo de colabora com a “Paz Litúrgica”, nossa plena comunhão com a Igreja e nosso pedido de Bênção Apostólica para nosso ministério sacerdotal e também para o Apostolado que desenvolvemos junto aos grupos ligados à Tradição. Assinar a carta foi marcar a história... acredito que o tempo revelará a importância desse singelo encontro no Nordeste do Brasil.

O Futuro
Cada sacerdote volta para as suas atividades e deve redescobrir o apelo de Deus para os nossos dias e para o futuro, tanto dessa iniciativa quanto da colaboração com o Santo Padre para a “Paz Litúrgica” e com a Reforma da Reforma.
Sei que uma nova etapa me espera em Pamplona/Espanha por dois anos. Quando voltar... bem, Deus sabe o que é melhor para todos! Quanto a Sorocaba... Deus proverá!

Continuem rezando por todos os participantes deste encontro!

Com minha bênção sacerdotal,

Pe Reinaldo