quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bento XVI na Audiência geral: Os cristãos estejam empenhados na transformação do mundo á luz do amor do Ressuscitado



(27/4/2011) Na audiência geral desta quarta feira, na Praça de S. Pedro, o Papa desenvolveu uma catequese sobre a Páscoa , coração do mistério cristão e fundamento da nossa fé. A Ressurreição de Cristo – explicou - longe de convidar os cristãos a evadir do mundo, torna-os ainda mais empenhados na sua transformação á luz do amor. Os cristãos são chamados a ser fermento novo no mundo, doando-se sem reservas pelas causas mais urgentes e mais justas. Cristo ressuscitou verdadeiramente ! Não podemos ter só para nós a vida e a alegria que Ele nos deu na sua Páscoa – concluiu - mas devemos dá-la a todos aqueles que se aproximam de nós. É a nossa tarefa e a nossa missão: fazer ressurgir no coração do próximo a esperança lá onde há desespero , a alegria onde se encontra a tristeza, a vida onde há morte. Testemunhar cada dia a alegria do Senhor ressuscitado significa viver sempre de maneira pascal e fazer ressoar a alegre noticia que Cristo não é uma ideia ou uma recordação do passado, mas uma Pessoa que vive conosco, para nós e em nós, e com Ele e nele podemos fazer novas todas as coisas.

Não faltaram nesta audiência palavras do Papa em português:

Queridos irmãos e irmãs,
A Páscoa é o centro do mistério cristão, pois tudo tem como ponto de partida a ressurreição de Cristo. Da Páscoa irradia, como de um centro luminoso, toda a liturgia da Igreja, que dela toma o seu conteúdo e significado. A celebração litúrgica da morte e ressurreição de Cristo não é uma simples comemoração, mas a atualização no mistério dessa realidade pela qual Cristo iniciou uma nova condição do nosso ser homens: uma vida imersa na eternidade de Deus. Por isso, toda a nossa existência deve assumir uma forma pascal, como ensina São Paulo na Carta aos Colossenses: “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto” (3,1). Longe de significar um desprezo das realidades terrenas, o Apóstolo diz-nos que devemos buscar aquilo que pertence ao “homem novo”, revestido de Cristo pelo Batismo, mas que tem necessidade incessante de se renovar à imagem d’Aquele que o criou. Cada cristão, bem como cada comunidade, que vive a experiência desta passagem de ressurreição, não pode deixar de converter-se em fermento novo no mundo, doando-se sem reservas às causas mais urgentes e justas, como demonstram os testemunhos dos Santos de todas as épocas e lugares.

Queridos peregrinos de língua portuguesa, particularmente os portugueses vindos de Lisboa e da Sertã e os brasileiros de Poços de Caldas, a minha saudação, com votos duma boa continuação de santa Páscoa! Não podemos guardar só para nós a vida e a alegria que Cristo nos deu com a sua Ressurreição, mas devemos transmiti-la a quantos se aproximam de nós. Assim, fareis surgir no coração dos outros a esperança, a felicidade e a vida! Sobre vós e vossas famílias, desça a minha Bênção Apostólica.

Fonte: Radio Vaticano