terça-feira, 26 de abril de 2011

Regina Cæli da Segunda-feira do Anjo



Queridos irmãos e irmãs!

Surrexit Dominus vere! Alleluja!
A Ressurreição do Senhor assinala a renovação da nossa condição humana. Cristo derrotou a morte, causada pelo nosso pecado, e nos reporta à vida imortal. De tal evento emana a vida inteira da Igreja e a existência mesma dos cristãos. Lemo-lo exatamente hoje, Segunda-feira do Anjo, no primeiro discurso missionário da Igreja nascente: "A este Jesus – proclama o apóstolo Pedro – Deus o ressuscitou: do que todos nós somos testemunhas. Exaltado pela direita de Deus, havendo recebido do Pai o Espírito Santo prometido, derramou-o como vós vedes e ouvis" (At 2,32-33). Um dos sinais característicos da fé na Ressurreição é a saudação entre os cristãos no tempo pascal, inspirado pelo antigo hino litúrgico: "Cristo ressuscitou! / Verdadeiramente ressuscitou!". É uma profissão de fé e um compromisso de vida, exatamente como aconteceu às mulheres descritas no Evangelho de São Mateus: "Nesse momento, Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes: Salve! Aproximaram-se elas e, prostradas diante dele, beijaram-lhe os pés. Disse-lhes Jesus: Não temais! Ide dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galileia, pois é lá que eles me verão" (28,9-10). "É a Igreja toda – escreve o Servo de Deus
Paulo VI – que recebe a missão de evangelizar, e a atividade de cada um é importante para o todo. Ela fica aí como um sinal, a um tempo opaco e luminoso, de uma nova presença de Jesus, sacramento da sua partida e da sua permanência, Ela prolonga-o e continua-o" (Ex. Ap. Evangelii Nuntiandi, 8 dicembre 1975, 15: AAS 68 [1976], 14).

De que modo podemos encontrar o Senhor e tornar-nos sempre mais suas autênticas testemunhas? São Máximo de Turim afirma: "Quem deseje chegar ao Salvador, em primeiro lugar, deve colocá-lo com a própria fé à direita da divindade e colocá-lo com a persuasão do coração nos céus" (Sermo XXXIX a, 3: CCL 23, 157), deve, isto é, aprender a dirigir constantemente o olhar da mente e do coração à altura de Deus, onde está o Cristo ressuscitado. Na oração, na adoração, portanto, Deus encontra o homem. O teólogo Romano Guardini observa que "a adoração não é qualquer coisa de acessória, secundária ... trata-se de interesse último, do sentido e do ser. Na adoração, o homem reconhece o quanto vale em sentido puro, simples e santo" (La Pasqua, Meditazioni, Brescia 1995, 62). Somente se sabemos dirigir-nos a Deus, rezar a Ele, podemos descobrir o significado mais profundo da nossa vida, e o caminho cotidiano é iluminado pela luz do Ressuscitado.

Queridos amigos, a Igreja, no Oriente e no Ocidente, hoje festeja São Marcos evangelista, sábio anunciador do Verbo e escritor das doutrinas de Cristo – como antigamente era descrito. Ele é também o Patrono da cidade de Veneza, onde, a Deus aprazendo, me dirigirei em visita pastoral em 7 e 8 de maio próximos. Invoquemos agora a Virgem Maria, a fim de que nos ajude a cumprir fielmente e na alegria a missão que o Senhor Ressuscitado confia a cada um.

[Após a oração do Regina Caeli, o Papa dirigiu-se aos fiéis em seis línguas diferentes. Em espanhol, disse]

Que no deje de resonar en el mundo y en la Iglesia la alegre noticia de la resurrección de Jesucristo de entre los muertos. Que la paz, que nace del triunfo del Señor sobre el pecado, se extienda por toda la tierra, en particular por aquellas regiones que más la necesitan. Que la claridad victoriosa de su semblante ilumine vuestras vidas, vuestras familias y vuestras ciudades, y fortalezca también vuestros corazones con la esperanza de la salvación que Cristo nos ha ganado con su pasión gloriosa. Feliz Pascua a todos!

Que não deixe de ressoar no mundo e na Igreja a alegre notícia da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Que a paz, que nasce do triunfo do Senhor sobre o pecado, se estenda por toda a terra, en particular por aquelas regiões que mais necessitam. Que a claridade vitoriosa de seu semblante ilumine vossas vidas, vossas famílias e vossas cidades, e fortaleça também vossos corações com a esperança da salvação que Cristo nos alcançou com sua paixão gloriosa.

Feliz Páscoa a todos!