domingo, 13 de março de 2011

BENTO XVI NO ANGELUS: DEUS NÃO SUPORTA O MAL



Cidade do Vaticano, 13 mar (RV) - Bento XVI presidiu a oração mariana do Angelus, deste domingo, na Praça São Pedro, no Vaticano, onde o aguardavam milhares de fiéis e peregrinos, além de um grupo de motociclistas.

"Este é o I Domingo de Quaresma, Tempo Litúrgico de quarenta dias que é para a Igreja um itinerário espiritual de preparação para a Páscoa. Trata-se de seguir Jesus que caminha em direção à Cruz, ápice de sua missão de salvação" – frisou o Santo Padre.

"Por que a Quaresma? Por que a Cruz?" – perguntou o Papa. "A resposta, em termos radicais, é esta: porque existe o mal, aliás, o pecado, que segundo as Escrituras é a causa profunda de todo mal, porém a palavra pecado não é aceita por muitos, porque pressupõe uma visão religiosa do mundo e do homem" – disse ainda Bento XVI.

O Papa ressaltou que diante do mal o comportamento de Deus é o de se opor ao pecado e salvar o pecador. "Deus não suporta o mal, porque é Amor, Justiça e Fidelidade e por isso não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva. Para salvar a humanidade, Deus intervém e nós vemos isso em toda a história do povo judeu, a partir da libertação do Egito. Deus está determinado a libertar os seus filhos da escravidão para conduzi-los à liberdade. A escravidão maior e mais profunda é a do pecado. Por isso, Deus mandou seu Filho ao mundo, para libertar os homens do domínio de satanás, origem e causa de todo pecado" - sublinhou o pontífice.

Bento XVI frisou que Cristo se tornou vítima de expiação de nossos pecados, morrendo por nós na cruz. "Contra esse plano de salvação definitivo e universal, o diabo se opôs com todas as suas forças, como mostra o Evangelho que nos fala sobre as tentações de Jesus no deserto, proclamado todos os anos no I Domingo da Quaresma" – disse ainda o Papa.

O pontífice ressaltou que entrar neste Tempo Litúrgico significa ficar do lado de Cristo, com Cristo e contra o pecado, "enfrentar individualmente e como Igreja o combate espiritual contra o espírito do mal".

O Santo Padre invocou a materna proteção de Maria para que esse período da Quaresma seja rico de frutos de conversão e pediu aos fiéis para que rezassem por ele e seus colaboradores da Cúria Romana que, neste domingo, iniciam o retiro espiritual.

A seguir o Papa concedeu a todos a sua bênção apostólica. (MJ)