segunda-feira, 14 de março de 2011

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DO PAPA E DA CÚRIA


Cidade do Vaticano, 14 mar (RV) - Realizam-se desde a tarde de ontem, domingo, e se encerram no próximo sábado, no Vaticano, os exercícios espirituais com o Papa e os membros da Cúria Romana por ocasião da Quaresma. Bento XVI no Angelus de ontem convidou os fiéis a rezarem por ele e pelos seus colaboradores. As meditações serão feitas pelo Padre François-Marie Léthel, francês, da Ordem dos Carmelitas Descalços, professor na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, sobre o tema: “A luz de Cristo no coração da Igreja – João Paulo II e a Teologia dos Santos”. Os exercícios tiveram início às 18 horas deste domingo na Capela “Redemptoris Mater” do Palácio Apostólico, com a Celebração das Vésperas. Durante esta semana estão suspensas todas as audiências pontifícias, inclusive a audiência geral de quarta-feira, 16 de março. Falando à Rádio Vaticano Padre Léthel disse com qual espírito se preparou para esses exercícios espirituais

R. - "Eu me emergi na oração, e disse sim. O grande acontecimento é a beatificação de João Paulo II, então eu tinha que estruturar esses exercícios espirituais, como uma preparação espiritual à beatificação de João Paulo II. Para mim, esta é uma missão, algo que vem de Deus. Sinto-me pequeno diante disso, mas confio no Senhor e em Nossa Senhora".

P. - Porque o senhor escolheu como tema dos exercícios: “A luz de Cristo no coração da Igreja, João Paulo II e a Teologia dos Santos”?

R. - "Há muitos anos eu estudo os santos. Este tema da santidade sempre foi o foco de todas as minhas pesquisas teológicas. Os santos são as grandes testemunhas da santidade da Igreja e, portanto, através de seu testemunho, da sua reflexão, da sua experiência, brilha a luz de Cristo. João Paulo II foi o papa da santidade e a sua beatificação é o reconhecimento oficial da sua santidade. Foi o papa que mais proclamou santos e bem-aventurados. Foi o Pontífice que apresentou os santos, não apenas como exemplos de perfeição cristã, mas também como teólogos no sentido mais elevado, como conhecedores de Deus. Apresentou-lhes como portadores, no mundo de hoje, desta luz de Cristo". (SP)