quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

TERRA SANTA: MAIS DE UM MILHÃO E MEIO DE PEREGRINOS EM 2008


Jerusalém, 18 dez (RV) - O custódio da Terra Santa, Frei Pierbattista Pizzaballa, comenta, com o aproximar-se do Natal, a grande presença de peregrinos para as festas natalinas.

A afluência dos turistas havia registrado uma queda vertiginosa nos últimos anos com o recrudescimento das violências entre palestinos e israelenses. O ano 2008 foi caracterizado por uma inversão de tendência na afluência de peregrinos.

Em declarações concedidas à agência católica AsiaNews, Frei Pizzaballa disse que este "é realmente um ano particular para todos: números jamais vistos, muito superior aos registrados no ano 2000.

Neste segundo semestre registrou-se um considerável incremento de peregrinos em Belém e nos hotéis já não há mais lugar. O religioso franciscano disse que tem sido um período feliz ligado também ao fato que em Belém os preços são mais em conta em relação a Jerusalém, motivo pelo qual muitas agências de turismo inseriram Belém em seus itinerários.

As autoridades palestinas calculam que até o final do ano os visitantes estrangeiros nos lugares santos presentes em seus territórios chegarão a um milhão e seiscentos mil, quase o dobro em relação a 2007.

O ministério da informação palestino declarou que a nova onda de peregrinos gerou 12 mil empregos. A prefeitura de Belém informa que os 19 hotéis da cidade estão com as reservas preenchidas até o final de janeiro próximo.

O prefeito de Belém, Victor Batarseh, declarou que a cidade espera para os dias em torno do Natal cerca de 30 mil visitantes, aos quais se devem acrescentar outros 22 mil por ocasião das festividades do Natal ortodoxo. (RL)