sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ESPANHA: BISPOS DENUNCIAM RISCO DE UM "NATAL SEM NATAL"

Cristo de Lepanto - Catedral de Barcelona

por De Andrade

Madri, 19 dez (RV) – Aproxima-se o Natal e os bispos espanhóis lançam um alarme pelo modo como a festa _ de puro caráter religioso _ está-se dissolvendo numa espiral consumista, que cancela sempre mais, no país, o profundo significado cristão do "aniversário" do nascimento de Cristo.

Numerosos prelados espanhóis manifestaram, nestes dias, sua preocupação com esse clima por demais "secularizado" que está descaracterizando o Natal, revelou o jornal ABC. Em Madri, Barcelona e outras tantas cidades da Espanha brilham as luzes e as guirlandas elétricas, com votos de Boas Festas. Quase ninguém mais diz "Feliz Natal" ou "Bom Natal", mas apenas "Boas Festas".

"Existe uma cultura secularizada que, com suas cores brilhantes e seus apelos consumistas, propõe um Natal sem Natal" _ bradou o bispo de Palencia, Dom José Ignacio Munilla Aguirre.

"A ausência de símbolos religiosos demonstra, por si só, um niilismo, uma descrença absoluta. O relativismo se manifesta no "nada". O grande engano _ afirmou o bispo _ é confundir o vazio interior com a neutralidade. Assim, no lugar dos tradicionais símbolos do Natal _ acusou Dom Munilla Aguirre _ pelas ruas das cidades, vê-se um festival de luzes formando figuras geométricas e desenhos surrealistas: decorações sugestivas e exuberantes, mas desprovidas de todo e qualquer significado e da mensagem do Natal" _ concluiu.

Para o bispo de Córdoba, Dom Juan José Asenjo Pelegrina, também os meios de comunicação alimentam essa atmosfera pagã que ameaça os valores do Natal, porque, freqüentemente, "difundem um modo de pensar e de agir que nada tem a ver com os autênticos valores humanos e cristãos". (AF)

Fonte: Radio Vaticano