sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Precisamos de ter a coragem de colocar só em Deus as nossas profundas esperanças : Bento XVI aos estudantes das escolas católicas da Grã-Bretanha




(17/9/2010) Aos cerca de 4 mil estudantes das escolas católicas de Inglaterra, Gales e Escócia congregados no campus do Saint Mary’s University College, Bento XVI dirigiu o convite a não se contentarem com uma visão redutiva da vida e da felicidade, visando a santidade da vida com Deus pois n’Ele e só n’Ele se encontra a verdadeira felicidade. “Espero que entre os que me escutam aqui hoje, estejam os futuros santos do século XXI” – exclamou o Papa.

“A chave para uma verdadeira e simples felicidade há que a encontrar em Deus. Precisamos de ter a coragem de colocar só em Deus as nossas profundas esperanças, não no dinheiro, na carreira, no sucesso brilhante, ou nas nossas relações com os outros, mas em Deus. Só Ele pode satisfazer as mais profundas necessidades dos nossos corações”.

Para além de cada uma das matérias do vosso estudo – sublinhou o Papa – nas vossas escolas católicas há um horizonte mais vasto. “Todo o trabalho que fazeis tem como contexto o crescimento da amizade com Deus e é dessa amizade que flui toda a actividade. Aprendeis assim a ser não só bons estudantes, mas também bons cidadãos e boas pessoas.”

“O mundo precisa de bons cientistas, mas uma perspectiva científica torna-se perigosamente redutiva se ignorar a dimensão ética e religiosa da vida, assim como a religião se torna redutiva se recusar o legítimo contributo da ciência para a nossa compreensão do mundo”.

“Temos necessidade de bons historiadores, filósofos e economistas, mas se a visão que eles oferecem da vida humana no interior do seu campo específico se centrar numa perspectiva demasiado restrita, eles podem desencaminhar-nos seriamente – advertiu o Papa, que conclui sublinhando uma vez mais a missão da Igreja católica, que vale mesmo para os muitos não católicos e não cristãos que a frequentam:

“Uma boa escola assegura uma formação completa para a pessoa toda. E uma boa escola católica – para além disso e sobretudo – deveria ajudar os seus estudantes a tornarem-se santos”.

Um campo de treino para os jogos olímpicos de Londres de 2012 foi benzido pelo Papa no St. Mary University, o instituto católico escolhido pela delegação da África do Sul, como própria base durante o períodos dos Jogos. No mesmo campus, Bento XVI inaugurou a Fundação João Paulo II para o desporto, promovida pela Igreja Católica inglesa. Ao Papa foi apresentada também a campeã olímpica Rebeca Romero, medalha de prata em canoagem, em 2004 e medalha de ouro em ciclismo na pista em 2008